Princípios das parcerias do Ipas

© Ipas

Also Available In:

Ipas tem uma ambição ousada – erradicar o aborto inseguro em todo o mundo – e para tal precisamos que outras pessoas nos ajudem a alcançar esta ambição. Em todas as esferas em que trabalha, Ipas conta com parceiros. Governos nacionais; organizações e redes da sociedade civil locais, nacionais, regionais e globais; organizações comunitárias; associações médicas; instituições académicas; beneficiários; doadores – todos desempenham um papel fundamental em nos ajudar a aumentar o acesso aos serviços de aborto seguro e de contracepção.

Para alcançar nossos objectivos, acreditamos que é imprescindível que, em contrapartida, sejamos um parceiro valioso e confiável. Para esse fim, desenvolvemos cinco princípios para nos orientar em nossas colaborações com outras pessoas e entidades.

Visão compartilhada

Ipas trabalha com parceiros que compartilham sua ampla visão de um mundo no qual todas as mulheres e raparigas têm direito e capacidade de tomar suas próprias decisões sobre saúde sexual e reprodutiva. Respeitamos e apreciamos as diferenças de abordagem que nossos parceiros trazem para alcançar essa visão. Reconhecemos que nem todos os nossos parceiros tem foco apenas nos serviços de aborto e de contracepção que impulsionam o Ipas, mas nossas parcerias são sempre sustentadas pela crença comum de que todas as pessoas merecem acesso a todo o espectro de serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o aborto.

Complementaridade

O objectivo de todas nossas parcerias, grandes e pequenas, é alcançar um resultado que nem nós nem nossos parceiros poderíamos alcançar sozinhos ou em caminhos separados. Em outras palavras, o todo deve ser sempre maior que a soma das partes. Procuramos complementar, e não competir com os conhecimentos e os pontos fortes de nossos parceiros na busca de nosso objectivo comum. Quando colaboramos bem, somos mais fortes juntos e mais fortes individualmente.

Justiça e generosidade

Ipas compartilhará informações e experiências de forma generosa com parceiros para promover o entendimento e aprendizado mútuos. Comprometemo-nos em lidar de forma justa com os nossos parceiros, compartilhar aberta e prontamente o crédito pelos nossos sucessos conjuntos, e assumir total responsabilidade pelos nossos próprios erros. Por reconhecer que há um desequilíbrio de poder inerente a algumas parcerias – particularmente quando um parceiro tem muito mais recursos do que o outro – abordaremos todos os parceiros em pé de igualdade e com espírito de respeito mútuo.

Transparência e responsabilização

Ipas está comprometido em cumprir suas obrigações para com os parceiros de maneira aberta e transparente. Por isso, nos comunicaremos de forma franca com nossos parceiros, consultando-os em todos os assuntos que os afectam. Seremos transparentes sobre como e por quem as decisões são tomadas, honestos sobre os desafios que encontramos e respeitosos na forma como abordamos as diferenças de opinião. Faremos o que dizemos que vamos fazer, esforçando-nos sempre para entregar resultados dentro do prazo e do orçamento. E vamos colocar em prática mecanismos de feedback e avaliação regulares para garantir que nossas actividades conjuntas e nosso relacionamento estejam no caminho certo.

Funções e expectativas claras

Uma boa parceria atinge o equilíbrio certo com autonomia e interdependência. Ipas e parceiros iniciarão todas as colaborações definindo claramente as funções, responsabilidades e contribuições esperadas de cada parte. Ipas se esforçará para cumprir suas obrigações decorrentes das parcerias, sem infringir o espaço de nossos parceiros, mantendo-se flexível o suficiente para adaptar nosso âmbito, por acordo mútuo, para garantir que cumpramos nosso objectivo comum.